O Amor Romântico

O romântico é também um iludido. Vive o sonho bom que todos sonham: o da felicidade eterna, da fidelidade inquebrável, do equilíbrio e da perfeição que não se rompem no dia a dia, nas palavras duras, na realidade que subjuga o modelo. Amar romanticamente é fechar os olhos. Ou ser cego.

No quadro The Lovers, o pintor belga Magritte pinta o retrato de dois amantes. Com os rostos cobertos, eles se beijam. O pano que os cobre impede o contato real. A imagem fala.

O Amor Romântico, assim mesmo, com a pompa e a importância das letras maiúsculas, é um credo amoroso que nos domina há quase três séculos. Instituído pelo projeto familiar burguês e pelos folhetins que se popularizaram rapidamente entre as mocinhas sonhadoras e as mulheres mal amadas do século XVIII, essa representação do sentimento nos fez ansiar pelo amor perfeito, eterno, recíproco e feliz, desfrutado ao lado da alma gêmea idealizada, sem defeitos. É esse tipo de amor que as novelas, filmes, músicas e livros celebram no final feliz que sempre contam, com sua esperança compartilhada por espectadores, ouvintes e leitores de cumplicidade e completude infinitas.

Já o quadro de Magritte sinaliza essa cegueira dos românticos, tão dispostos a viverem um conto de fadas, que se perdem nas próprias expectativas. A carapaça impede a visão do real. Ninguém é perfeito, ninguém é um modelo de virtudes. Não se pode esperar que a mesma expressão do sentimento se repita em todos. Cada um é um.

O modo de amar romântico é uma doce experiência que, mais cedo ou mais tarde, vai mostrar sua verdadeira cara. Amor romântico é expectativa pura. E com tanta supervalorização da pessoa amada e exigências para que esse ideal persista, não é de se estranhar que, uma hora ou outra, a máscara caia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: